QUATRO SÍTIOS TURÍSTICOS PARA SE VISITAR EM LISBOA

Olá a todos, espero que estejam bem.
Hoje não é dia de post mas apeteceu-me trazer-vos um.
Sei que muitos de vocês são daqui da zona de Lisboa mas como há quem não seja e que siga o meu blog, decidi partilhar um pouco com essas pessoas sobre sítios lindos e turísticos da minha cidade.

Mas antes não te esqueças de ver o vlog que saiu no canal: goo.gl/yxcQLz, de subscreveres o canal e de ativares as notificações para seres sempre uma das primeiras pessoas a ver os meus vídeos!!

Então vamos lá começar!!

O primeiro lugar que vos recomendo é a Torre de Belém, na qual já estive imensas vezes, tanto em visitas de estudo como em passeios de família.
Para além de se constituir um Património Mundial, é um sítio também muito importante para a História de Portugal!!
A Torre de Belém está localizada, obviamente, em Belém, concelho e distrito de Lisboa.
É também um dos "ex libris" de Lisboa e é um ícone da arquitetura de Manuel I.
Destaca-se pelo seu nacionalismo, sendo que está rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal (cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte), que remetem à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global.
Classificada como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1983, esta foi eleita como uma das Sete Maravilhas de Portugal no dia 7 de julho de 2007.
Em 2015 foi visitada por 608 mil turistas.


Depois recomendo-vos também a irem ao Castelo de São Jorge.
O Castelo de São Jorge situa-se em Santa Maria Maior, onde se tem uma bela vista de Lisboa, e a sua função era militar.
Com o passar do tempo, o castelo foi sendo remodelado.
Na década de 1940, foram empreendidas obras de reconstrução, levantando-se a grande parte dos muros e alterou-se muitas das torres.
Ao contrário do que se poderia pensar à primeira vista, o "carácter medieval" deste conjunto militar deve-se a esta campanha de reconstrução, e não à preservação do espaço do castelo desde a Idade Média até hoje.
Está localizado numa posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando  assim aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e também sobre o estuário do rio Tejo.
O nº de visitantes ao castelo ultrapassou os 1,2 milhões em 2014, uma subida de 17,6% relativamente a 2013, e esta subida deveu-se ao público estrangeiro em Portugal.


Como terceiro local turístico recomendo-vos o Rossio e é uma das praças da Baixa lisboeta.
Tal como o Castelo de São Jorge, a Praça do Rossio (ou também a Praça de D. Pedro IV) está localizada na freguesia de Santa Maria Maior.
Esta zona baixa da cidade era antes chamada de Valverde, devido a um afluente do rio Tejo.
Esta era uma praça irregularmente esguelhada, porém foi sempre um espaço amplo onde se realizavam as feiras e os mercados.
Após o terramoto de 1755, a praça foi reconstruída segundo o plano de Carlos Mardel já que foram pouquíssimos os edifícios que resistiram.
No lugar do Palácio dos Estaus, em 1807, passou a instalar-se o Paço da Regência e, no ano de 1826, a Câmara dos Pares, sendo também ali instalada a Academia Real de Fortificação, a Secretaria da Intendência da Polícia, a Escola do Exército e o Tesouro Público.



Como último local, recomendo-vos a Praça do Comércio, que antes era designada por Terreiro do Paço.
Esta é uma praça da Baixa de Lisboa que se situa ao pé do rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos réis de Portugal durante, aproximadamente, dois séculos e que ainda hoje está parcialmente ocupada por alguns departamentos governamentais.
É igualmente uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36000 m².
É considerada um símbolo histórico do poder político em Portugal, associada ao centralismo do Estado.
Em 1511, D. Manuel I transferiu a sua residência do Castelo de São Jorge para este local junto ao rio. O Paço da Ribeira, bem como a sua biblioteca de 70000 volumes, foram destruídos pelo terramoto que ocorreu em 1755.
Na sua construção, a praça tornou-se o elemento fundamental do plano do Marquês de Pombal.
No centro da praça, vê-se a estátua equestre D. José, erigida em 1775 por Joaquim Machado de Castro, o principal escultor português do século XVIII e no lado norte da praça, encontra-se o Arco Triunfal da Rua Augusta, que é a entrada para a Baixa.



E este foi o post de hoje, espero que tenham gostado!!

Beijinhos!! 😘😘

Se ainda não subscreveste o meu canal, aproveita e clica neste link: goo.gl/Bburfz

Para mais informações, segue-me nas redes sociais:

5 comentários

  1. boa listinha! eu gosto muito da fonte da Alamada... quando tem a luz e a agua a funcionar é mesmo imponente e bontia... nao é um sitio que seja assim mesmo turistico, mas é um monumento bonito e as vezes meio esquecido!


    criei recentemente uma pagina do instagram para o blog -- gostava muito que seguisses! a handler é @thenotsogirlygirl8 ou podes clicar na minha assinatura! eu sigo de volta com a conta do blog e conta pessoal :P beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hallo!! :)
      Para te ser sincera, são raras as vezes que vou a Almada, mas quando lá for hei-de ir ver essa fonte!!
      Segui o Instagram e acho que fizeste bem, é sempre uma forma de divulgar. :D


      VÊ ÚLTIMO VÍDEO NO CANAL | SUBSCREVE O MEU CANAL A Kikii Delgadoo | Instagram | Blog ��

      Eliminar
  2. Belém é dos sitios que mais gosto de passear em Lisboa, é um sitio lindo, histórico e que me enche a alma e o orgulho em ser portuguesa! É dos sitios mais bonitos de lisboa na minha opiniao!!
    Excelente post :D
    Beijinhos grandes,

    Girly World ♥ | Último post | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hallo!!
      Também adoro Belém, ainda ontem estive lá com um amigo Helena. ^-^
      Acho que a nossa cidade, Lisboa, é uma cidade lindíssima e que deveria ser mais admirada.
      Obrigada!! ^^
      Beijinhos

      VÊ ÚLTIMO VÍDEO NO CANAL | SUBSCREVE O MEU CANAL A Kikii Delgadoo | SEGUE-ME NO Instagram | Blog 💕

      Eliminar