Faculdade 👩🏽‍🎓

Hallo pessoal, bom dia. Tudo bem?
Aqui já se festeja o Carnaval, com as festas dos miúdos, e por aí?
Não se esqueçam de seguir o blog, pff, isso seria muito importante para mim e só precisam de ter um conta no Google para o fazerem.

Bem, o post que vos trago hoje é um que já deveria ter feito mas que me acabei sempre por esquecer de fazer, e é sobre a Faculdade (no geral).

Vou começar, então, por vos falar primeiro da faculdade em si (espaço geográfico), depois dos meus motivos de escolha, opção e critérios, depois dos colegas da faculdade, dos mentores, da receção que tive, da praxe, dos professores (que agora passaram a ser designados por 'docentes'), das disciplinas (agora designadas por 'unidades curriculares'), do meu horário e tempo livre (primeiro vou-vos falar do horário que tive no 1º semestre e depois do que tenho agora no 2º), dos almoços e diversão, e, por fim, dos vários trabalhos.

Bem, eu ando no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, e estou no curso de Educação e Formação, que antes era designado de Ciências da Educação. Apesar de viver a 10/15 minutos (de carro) do Instituto, a verdade é que para chegar lá demoro imenso tempo, já que vou todos os dias de autocarro. Eu acordo às 7:40h, para ter aulas às 10h da manhã.
Escolhi o curso de Educação e Formação, como 2ª opção, porque achei interessante, é um curso que tem uma vasta saída, e porque posso sempre fazer uma pós-graduação no que eu realmente queria (mas que não entrei por 1 décima), que era Serviço Social. Foi precisamente essa a razão pela qual fiquei neste curso, não concorrendo à 2ª fase nem à 3ª.

Agora vou passar aos colegas da faculdade, que muitos deles considero amizades importantes. Bem, a fotografia deste post é precisamente uma montagem que decidi fazer com algumas fotografias que tinha com eles mas, como é óbvio, não consegui por todos presentes. Desta vez, eu tinha-me feito a promessa de que não seria tímida como sempre sou, que quando chegasse lá iria falar com toda a gente (ou com o máximo de pessoas possíveis) e que não iria ser, mais uma vez, anti-social, como sempre acontece. Felizmente consegui, e fiz muitas amizades importantes. As pessoas que estão na fotografia são: a Cláudia (que é a blogger que vos falei no post de ontem, é a primeira fotografia); a Paula; o Dério; a Inês; a Miryam; a Marta (Penajóia); a Catarina (Pereira); a Flávia; a Nádia; a Rita (Almeida); a Sofia; a Catarina (Huerta); a Carina; o Diogo; a Raquel (Viegas); a Teresa; a Daniela (Reis); a Andreia (Rosa); a Guida; a ; e a Helena (Caetano). Como é óbvio, há sempre aquelas pessoas de quem gostam mais e menos, que falamos mais e menos, mas continuo a dar-me com estas pessoas e com muitas outras. Mas as pessoas que citei aqui em cima são todas pessoas impecáveis e que tenho todo o prazer de dizer "Ainda bem que te conheci", no entanto, de uma forma indireta porque não sou (nem nunca fui) uma pessoa que mostra os seus sentimentos, ou seja, o que sente à frente dos outros.

Quanto aos mentores, eles são SUPER simpáticos, e 'acolheram-nos' super bem, eu pelo menos falo por mim, porque já conhecia, de certa forma, a minha própria mentora. Conheci-a numa visita de estudo, do 12º ano, no âmbito da disciplina de Psicologia. A minha mentora é a Márcia Delgadinho, é uma rapariga super simpática e sempre disponível a ajudar-me no que preciso e no que me pode ajudar. Gostei realmente muito de conhecer. Quanto aos restantes mentores do curso, são todos igualmente simpáticos (como já referi anteriormente) e estão sempre prontos a ajudarem-nos, seja no que for!!

Receção. Eu fui super bem recebida por todas estas pessoas, okay? E acho que, no geral, posso afirmar que fomos todos bem recebidos no Instituto, foram super impecáveis connosco e acho que nunca fui tão bem recebida em algum sítio como fui aqui. Fiquei, sem dúvida, satisfeita por isso.

Finalmente cheguei à parte da PRAXE! Bem, para mim, a praxe foi horrível!! Fui apenas 2 vezes, foi puxado para o meu corpo (sendo que fiquei cheia de dores no meu corpo, durante vários dias!!), saía de lá por volta das 18h (a meio da praxe) e só chegava a casa por volta das 21:30h, quase às 22h da noite. Devido a chegar a essa hora já não comia nada, ou seja, ia para a cama (devido ao cansaço) sem nada no estômago. Foi realmente uma experiência muito desgastante e horrível para mim, porque, nessas duas vezes que fui, tivemos que fazer imenso esforço físico, e eu tenho limites nessa parte, portanto, essa é a razão pela qual foi horrível para mim, mas, como é óbvio, há quem tenha gostado e eu respeito isso.

Agora vou-vos falar dos professores/docentes. Como é óbvio, não gostei de alguns deles, sobretudo da minha professora de Psicologia. 😓 Mas, no geral, eram porreiros.

Chegámos à parte das unidades curriculares. Neste 1º semestre, eu tive 6 unidades curriculares, que foram: Psicologia do Desenvolvimento (que não gostei nada da professora); Sociologia da Educação; História dos Sistemas Educativos Contemporâneos; Introdução à Investigação Educacional; Seminário 1 ー Atores e Contextos de Educação e Formação; Tecnologias da Educação e da Formação. Neste 2º semestre vou ter outras 6 cadeiras, que serão: Análise Qualitativa de Dados; Economia da Educação e da Formação; Psicologia da Aprendizagem; Seminário 2 ーAnálise de Projetos Educativos e Formativos; Sociologia da Educação e das Culturas Juvenis; Teoria e Desenvolvimento Curricular. Queria também dizer-vos uma coisa que aconteceu na época de exames: eu sou o tipo de pessoa que não se mostra fraca e que não chora, e tive 2 ataques de pânico e desatei-me a chorar, e só ontem é que realmente a minha mãe soube-o. Eu ODEIO admitir que choro, isso para mim é uma fraqueza, como já vos tinha contado num outro post. Portanto, se estiveres a ler isto e ainda estiveres no secundário, aproveita-o bem!! Quando chegares à faculdade vais desejar voltar atrás e já não o vais puder fazer, vais chorar muito, ter muita pressão e desilusões!! Isto é um conselho de alguém que está a passar por isso.

Vou-vos falar agora dos meus horários: tanto do 1º como agora do 2º semestre. Bem, no 1º semestre eu entrava sempre às 10h na faculdade mas tinha dois dias que saía às 17h, e tinha um dia livre: a 5ª feira. Na 2ª feira, entrava às 10h e saía às 13h, e tinha Psicologia do Desenvolvimento. Na , entrava também às 10h para ter Sociologia da Educação, e saía às 13h. Na 4ª feira entrava às 10h para ter Tecnologias da Educação e da Formação, a aula acaba às 13h e tínhamos apenas 1h para almoçarmos, sendo que das 14h às 17h tínhamos a unidade curricular de Introdução à Investigação Educacional. Chegando à 5ª feira, como já vos disse, este era o meu único dia livre (tinha alguns colegas que tinham 2 dias livres) e aproveitava esse dia para ir ter com o meu sobrinho mais velho (o Gonçalo, de 13 anos, porque apesar de ele morar longe de mim, eu gosto de ser uma tia presente), para dormir e, também, para adiantar alguns trabalhos que tinha para fazer no fim de semana para assim ter tempo para vir aqui. Por fim, na 6ª feira entrava às 10h para ter História dos Sistemas Educativos Contemporâneos, com o Justino 😏, saía às 13h para ir almoçar e, das 14h às 17h, tinha Seminário 1 ー Atores e Contextos de Educação e Formação (ainda hoje não sei bem no que é que esta unidade curricular consiste mas penso que todos nós, alunos do 1º ano, ainda não percebemos). Vou passar agora a falar-vos de como é que fiz o meu horário para este 2º semestre, sendo que entro outra vez todos os dias às 10h: à 2ª feira entro às 10h para ter Seminário 2 ーAnálise de Projetos Educativos e Formativos até às 13h, depois almoço e entro às 14h e saio às 17h para ter Teoria e Desenvolvimento Curricular; à 3ª feira entro às 10h e saio às 13h, e vou à faculdade para ter Sociologia da Educação e das Culturas Juvenis; 4ª feira entro às 10h e tenho, até às 13h, Psicologia da Aprendizagem, depois tenho a minha hora de almoço das 13h até às 14h, e das 14h até às 17h tenho Economia da Educação e da Formação; 5ª feira é FELIZMENTE outra vez o meu dia livre; por fim, na 6ª feira entro na faculdade às 10h e saio às 11:30h para ter Análise Qualitativa de Dados, esta unidade curricular é de apenas 1h30.

Passando agora à parte dos almoços, estes sempre eram uma diversão. Nós sempre falávamos de vários temas, desde o que gostávamos até ao que menos gostávamos. Espero, neste próximo semestre que se avizinha, que continuemos assim, com toda a nossa diversão.

Por último, vou-vos falar dos trabalhos. Os trabalhos que nos são exigidos na faculdade são, realmente, um pouco puxados. É óbvio que para os meus colegas que já tinham estado no ensino superior e que tinham mudado de curso, isto poderia ser perfeitamente normal, mas para mim não é. Nós chegámos a ter vários trabalhos para entregar numa semana, com apenas 2 dias de entrevalo.

Bem, e este foi o post de hoje.
Eu espero ter-vos esclarecido em alguma dúvida que tenham, okay?
Se realmente tiverem alguma dúvida sobre o tema 'Ensino Superior', podem sempre mandar num comentário ou por mensagem para o meu Instragram (SIGAM!), tentarei esclarecer-vos sobre tal.
Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar aqui o vosso comentário!! 😊


Para mais informações:

- Facebook: https://www.facebook.com/Kikis-World-137805323588241 Segue a minha página 😉😊😘

Um beijinho muito grande da Kiki e até ao próximo post malta!! 😄😘💓

2 comentários

  1. Aproveita ao máximo, vão ser os melhores momentos da tua vida. Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Na verdade já não és a primeira pessoa a dizeres-me isso.
      Não tarda está a sair o post da maquilhagem Dia dos Namorados, não percas. 😉
      Muito obrigada por comentares. 💓
      Um beijinho muito grande da Kiki!! 😘

      Eliminar