10 alimentos ricos em magnésio, e os seus benefícios para a saúde

Oi gentxie!! ^-^
Então, tudo bem?? 😊 Bem, hoje estive o dia todo mesmo a fazer trabalhos para a faculdade, mas não é por isso que deixo de ter tempo para vir aqui!!
Hoje trago-vos este post e mais outro, que daqui a pouco vou pôr, na forma de vídeo, sobre o tal desmaquilhante que comprei na Inglot e o afia da Primark.
Espero que gostem tanto deste como do outro, e que deixem aqui um comentáriozinho em algum  dos posts, a pedir tutoriais de maquilhagem e sobre o que for!! A sério vocês deixam-me uma beca triste por nunca mais ter visto aqui nenhum comentário vosso (e não me refiro só à Adriana ou à Liliana, mas sim a todos os que vêm).
Gostaria também que seguissem o blogue, para tal, VOLTO A DIZER que só é preciso TEREM UMA CONTA NO GMAIL! É muito fácil, fazem login com a vossa conta gmail e chegam aqui ao blogue e clicam em "Seguir" (como exemplifico e clarifico aqui com esta imagem em baixo):


Bem, tirando isto, vou passar então ao post de agora!! Espero que gostem ^-^

10 alimentos ricos em magnésio e seus benefícios para saúde

O magnésio combate o envelhecimento e ajuda a manter uma boa saúde mental.
Vê aqui como garantir a ingestão diária deste mineral!!


Além dos carbohidratos, das proteínas e das gorduras boas, o nosso corpo necessita de micronutrientes para que todas as suas funções sejam bem desempenhadas.

Esses micronutrientes subdividem-se em dois grupos:

  • Vitaminas
  • Minerais – e um dos principais representantes deste grupo é o magnésio, que é capaz de agir em mais de 3.700 lugares diferentes em todo o nosso organismo.
Apesar do cálcio e do potássio serem os minerais mais populares, o magnésio também participa de processos fundamentais para o crescimento e a manutenção das funções do corpo humano.


Funções do magnésio no organismo


O magnésio contém várias funções, começando desde a construção do corpo chegando até à manutenção de uma boa saúde mental.
Deixarei aqui as suas principais propriedades e características:

  • Formação de células e de órgãos:
    • Este mineral é um constituinte importantíssimo da membrana das células e dos cromossomas, para além de ser necessário para a constituição dos ossos e dos dentes, conjuntamente com o cálcio.
  • Formação e funcionamento dos músculos:
    • O magnésio participa da síntese de proteínas e também da contração muscular, possibilitando assim a movimentação do corpo e a melhora do desempenho físico.
  • Manutenção da saúde dos ossos:
    • Quase 99% do magnésio que está presente no nosso corpo está concentrado nos nossos ossos. Este mineral contribui para manter a densidade óssea nos níveis adequados, possibilitando assim o desenvolvimento nas crianças e nos adolescentes/jovens e evitando a osteoporose nas pessoas idosas.
  • Regulação dos níveis de açúcar:
    • O magnésio controla a libertação de insulina e a sensibilidade das células a essa hormona, controlando igualmente os níveis de açúcar no sangue. Desta forma, o magnésio ajuda a estabilizar os quadros de diabetes.
  • Prevenção do envelhecimento:
    • Este mineral contribui para a produção de colagénio, que concede firmeza à pele, e que combate os efeitos dos radicais livres, prevenindo, assim o envelhecimento precoce.
  • Melhoria do sistema cardiovascular:
    • O magnésio ajuda a prevenir arritmias e espasmos nas artérias coronárias, promovendo a saúde do coração. Para além disso, este evita o depósito de placas de gordura nos vasos sanguíneos e participa no controlo da pressão arterial.
  • Combate às insónias:
    • Este micronutriente é um dos reguladores da produção de melatonina, a hormona responsável pelo sono. Consequentemente, este colabora para que tenhamos um sono de qualidade e ajuda a combater as insónias.
  • Manutenção da saúde mental:
    • O magnésio é capaz de evitar os sintomas de ansiedade e de stress, para além de prevenir ataques de pânico, colaborando com a nossa saúde mental.
Quando o nosso organismo apresenta alguma insuficiência de magnésio, pode-se desenvolver alguns sintomas como desequilíbrio hormonal, TPM, fibromialgia, constipação intestinal, dor de cabeça tensional e enxaquecas, ansiedade, depressão, falta de memória e fadiga crónica.
Em geral, a insuficiência e a deficiência deste mineral aparecem em casos de cirrose hepática, alcoolismo, acidose diabética, vómitos intensos por tempo prolongado e abuso de medicamentos diuréticos.

Fontes de magnésio na alimentação


A ingestão diária recomendada de magnésio é, em média, 400 mg, para os homens, e 310 mg, para as mulheres.
Felizmente, os níveis saudáveis deste mineral costumam ser alcançados através de uma dieta equilibrada, pois este está presente em muitos dos diversos tipos de ingredientes - inclusive até no chocolate amargo!!
A lista, aqui em baixo, revela os 10 primeiros alimentos mais ricos em magnésio, sendo que se considera uma porção média consumida habitualmente.
Aqui encontrarás a percentagem de recomendação diária (RD) de magnésio fornecida por aquela quantidade de alimento:
  1. Espinafre: 157 mg em 1 xícara (40% de RD);
  2. Acelga: 154 mg em 1 xícara (38% de RD);
  3. Chocolate amargo: 95 mg em cada quadradinho (24% de RD);
  4. Sementes de abóbora: 92 mg em ⅛ xícara (23% de RD);
  5. Amêndoas: 80 mg numa porção de 30 gramas (20% de RD);
  6. Feijão preto: 60 mg em ½ xícara (15% de RD);
  7. Abacate: 58 mg em 1 unidade média (15% de RD);
  8. Figo: 50 mg em ½ xícara (13% de RD);
  9. Iogurte ou kefir: 50 mg em 1 xícara (13% de RD);
  10. Banana: 32 mg em 1 unidade média (8% de RD).
Outro tipo de alimentos que se destacam pelo seu conteúdo de magnésio são as semente de sésamo e de linhaça, a castanha-do-pará, o amendoim, a aveia, os brócolos e o leite.
Apesar de a alimentação fornecer a quantidade necessária de magnésio de uma forma relativamente fácil, alguns casos ditos 'crónicos' podem precisar de um suplemento deste mineral, que deve, OBRIGATORIAMENTE, ser acompanhada por um médico ou um nutricionista.


Penso que por hoje seja tudo, então, resto de ótimo dia  e até ao próximo post!! ^-^
Agora as minhas REDES SOCIAIS, as quais podem COMUNICAR COMIGO, já estão disponível na página/separador "REDES SOCIAIS por onde podem comunicar comigo ✔✔".
Um beijinho muito grande da Kiki 😘😘

0 comentários