8 motivos para não seguires dietas restritivas

Olá outra vez. ^-^
Precisas de emagrecer?? Fica a saber que para tal não é necessário adotares medidas radicais!!


No momento em que queremos e estamos decididos a emagrecer - de preferência, rapidamente -, é muito comum querermos adotar alguma dieta dita "milagrosa".
O problema é que todo esse "milagre" na verdade significa uma data de proibições e restrições.
"Dieta de líquidos, dieta da lua, dieta seca-barriga,...", no fim, todas estas dietas são bastante restritivas, deixando o nosso organismo carente de nutrientes e calorias.
Na primeiro semana até conseguimos perder uns quilinhos, mas depois é impossível continuar a seguir essas dietas por muito mais tempo. Deixo aqui 8 motivos pelos quais não adianta de nada as dietas:
1. Dietas restritivas não funcionam:


Queres melhor motivo que este? Está comprovado, cientificamente, que as dietas restritivas não valem de nada. Tu perdes uns quilos rapidamente logo no início, mas, muito provavelmente, podes recuperá-los até cinco anos. O tempo e o esforço que dedicaste a essa dieta não compensam.

2. Elas acabam com a sua autoconfiança:


O que é que achas mesmo que vai acontecer se estiveres a seguir uma dieta? É óbvio que acabas por ires um pouco abaixo com essa mesma dieta!! Vais-te sentir como se tivesse falhado e sem qualquer força de vontade para o que for, sendo que a tua autoconfiança vai também por água abaixo. Seguir à letra uma dieta restritiva é por as expetativas irreais sobre ti mesma. És uma pessoa, não uma máquina!!

3. Essas dietas causam sentimento de culpa:


Ao classificarmos os alimentos como "bons", "maus", "lixo", etc, tu estarás a promover um julgamento da alimentação. No entanto, os teus hábitos alimentares não refletem o seu valor como pessoa, e tu não te deves sentir culpada pelo que comes - principalmente se essa vez foi uma exceção.

4. Elas afetam negativamente sua perda de peso:


O efeito «safona» e a restrição calórica podem deixar o teu metabolismo mais lento, dificultando a perda de peso a longo prazo.
Quando deixamos de dar combustível suficiente ao nosso corpo, ele irá armazenar a energia para garantir as funções vitais.
Isto é, ele não vai contribuir para o emagrecimento.

5. Você sente fome o tempo todo:


As dietas restritivas deixam-nos com fome permanentemente por dois motivos.
O primeiro é porque não estamos a comer o suficiente, dificultando o funcionamento do organismo.
O segundo motivo é que, ao restringirmos as calorias, temos um aumento nodníveis da grelina, a hormona que faz com que o nosso estômago sinta a fome.
Quando entramos neste último estado, é muito difícil segurarmos a fome e não sairmos "porta fora" à procura de comida.

6. Dietas restritivas consomem tempo e são caras:


Imagina uma dieta em que não podes comer glúten, lactose, açúcar, sal, raízes, cereais, carne e um monte de coisas. 
Para além do tipo de comida, todas essas coisas devem ser pesadas numa balança.
Não é fácil encontrarmos alimentos que atendam todas as restrições de uma dieta.
Consequentemente, vais acabar por ter uma longa lista de compras, em que os produtos são especificamente de uma loja e caros.
Para além de irmos gastar não sei quanto tempo em preparar essas refeições, visto que é preciso pesar e dividir tudo, deixando-nos "obsessivas" com o que comemos.

7. Você se condiciona a ignorar seu corpo:



Quando seguimos uma dieta restritiva, deixamos de ouvir o que o nosso corpo nos tenta dizer.
Como é óbvio, comermos uma fatia de brigadeiro todos os dias não é algo bom, no entanto temos de ter algum cuidado para não deixarmos as nossas necessidades orgânicas de parte.
Termos atenção aos sinais do nosso corpo e lidar com os mesmos de forma consciente são dois formas de compreendermos como é que o nosso organismo funciona, tornando mais fácil as escolhas saudáveis na nossa alimentação.

8. A alimentação deve ser deliciosa:


A comida faz parte da identidade do ser humano e da nossa organização em sociedade.
Quando transformamos os alimentos numa simples quantidade de calorias ou pontos, acabamos por perder um pouco a noção de que as refeições de ser apreciadas.
A melhor forma de olharmos para as dietas é deixar o peso em segundo plano e concentrar-nos mais em comer para sustentar as necessidades orgânicas e fazer escolhas saudáveis.
Dietas loucas nunca funcionam, mas a re-educação alimentar sim!
Por isso mesmo, se queres emagrecer, o mais indicado é o acompanhamento de um/a nutricionista.

Penso que por hoje seja tudo, então, resto de ótimo dia (apesar de frio..) e até ao próximo post!! ^-^
Qualquer coisa, poderão deixar uma mensagem nos comentários, ou numa mensagem no meu Instagram: https://www.instagram.com/uma_tal_de_kiki/, ou no meu Twitter: https://twitter.com/Catarina_Kikina, ou no meu canal do YouTube (subscrevam!! para saberem qual é o meu canal e acederem ao mesmo, é só irem ver alguns dos vídeos em posts anteriores), ou então até aqui que dá em anónimo: https://ask.fm/limpasdasemana, ou então aqui: https://umataldekiki.sarahah.com/ 🤗🤗
Um beijinho enorme da Kiki 😘😘 

0 comentários