Como proteger a pele contra o sol: apenas o protetor solar não é suficiente!!

Olá meninas (e a todos), tudo bem??
Hoje, quando abri o meu computador, há nem 1 hora atrás, recebi uma notificação de um site que, geralmente, sigo diariamente, e que me despertou, de certa forma, algum interesse: a importância que o protetor solar tem (ou não) na nossa pele, independentemente da estação do ano em que estejamos.
O protetor solar (ou baby cream) não deve ser colocado de lado assim que o verão termina, porém ele não é o suficiente para manter a nossa pele totalmente protegida.



Costumas usar o protetor solar todos os dias, certo? Ou, pelo menos, quase todos, sempre que tens oportunidade. Durante muito tempo, o uso dos cremes com proteção solar tem sido o ideal para combater as doenças da pele, tal como o cancro, e igualmente para evitar o envelhecimento precoce da pele.
Esta questão vai muito para além da estética. Existem outros tipos de problemas da pele que podem ser tratados e até mesmo evitados com o uso de produtos que possuam um fator de proteção solar. Lembra-te sempre!!: a pele é o maior órgão do corpo humano e muitas vezes é menosprezado.

Como é que os raios UV afetam a nossa pele??
Segundo a Agência de Proteção Ambiental estadunidense (okay, eu não faço a mínima ideia do que isto é pessoal, but however!! 😶😶), mais de 90% do envelhecimento que se pode prevenir é causado pela exposição aos raios UV. Os raios UVA são os responsáveis por destruirem o colágeno e a elastina, duas substâncias que nos fazem parecer mais jovem e que diminuem a flacidez da nossa pele. Quanto aos raios UVB, estes danificam as camadas superiores da pele, causando queimaduras. Os dois tipos de raios (UVA e UVB) podem causar o cancro de pele.

O protetor solar é suficiente para proteger minha pele?


Já sabemos que o protetor solar é um fator importantíssimo para a proteção da nossa pele. Mas será que só este é o suficiente? Não!!

É verdade que facto o protetor solar bloqueia os raios UVA e UVB. Outro facto é que esses mesmos raios compõem apenas 7% da energia solar a que estamos expostos diariamente. A radiação infravermelha, responsável por 54% da energia solar, também é uma das causas do envelhecimento – que pode ser pior que os raios UV. Atualmente ainda não existem produtos capazes de proteger a pele contra a radiação infravermelha, contudo os efeitos podem ser amenizados com o uso de dermo-cosméticos antioxidantes.

Os antioxidantes contêm moléculas que neutralizam os radicais livres na pele – que aceleram o envelhecimento quando não estão em funcionamento normal na região da pele. Os dermo-cosméticos antioxidantes não possuem contra-indicação e podem ser utilizados por mulheres de qualquer faixa etária. Quando fores comprar este tipo de produto, opta por aqueles que são ricos em vitamina C e E, ácido retinóico e retinol. Lembra-te ainda de aplicar o antioxidante antes do protetor solar.

Cada vez mais, os dermatologistas têm recomendado dar um up na proteção da pele com o uso combinado entre o protetor solar e os antioxidantes. Desta maneira, a tua pele estará protegida contra mais de 60% da energia solar que causa o envelhecimento e outros tipos de problemas da pele.

Infelizmente não conheço nenhuns antioxidantes cá em Portugal, daí não ir referir os antioxidantes brasileiros que encontrei neste site, mas caso façam questão, e se pedirem nos comentários, farei um outro post só sobre mesmo esses antioxidantes.

Penso que por hoje seja tudo, então, feliz quinta feira e até ao próximo post!! ^-^
Qualquer coisa, poderão deixar uma mensagem nos comentários, ou numa mensagem no meu Twitter: https://twitter.com/Catarina_Kikina, ou no meu Instagram: https://www.instagram.com/uma_tal_de_kiki/, ou no meu canal do YouTube (subscrevam!! para saberem qual é o meu canal é só irem ver alguns dos vídeos em posts anteriores) ou então até aqui que dá em anónimo: https://ask.fm/limpasdasemana 🤗🤗
Um beijinho enorme da Kiki 😘😘 

0 comentários